Um adolescente de 17 anos foi apreendido nesta terça-feira (23), em Birigui (SP), acusado de ter praticado ao menos cinco furtos em estabelecimentos comerciais da cidade nos últimos três dias. Segundo a polícia, ele confessou os atos infracionais e alegou ser usuário de crack.
O delegado Eduardo Lima de Paula, responsável pela Delegacia do Município de Birigui, informa que ao longo da última semana vários estabelecimentos comerciais da cidade sofreram com uma sequência de furtos e tentativas de invasões noturnas.
A reiteração diária dessas ocorrências estava gerando forte clamor público e acentuada sensação de insegurança entre os lojistas da região central e dos bairros vizinhos, até que nesta terça-feira, o adolescente apontado como autor dos atos infracionais foi detido.
Laje
Ele foi detido por policiais militares que inicialmente comunicaram a Polícia Civil sobre um furgão Fiat Fiorino que estaria abandonado no bairro Cidade Jardim. Na sequência, houve a informação de que o adolescente havia sido encontrado escondido na laje de uma residência nas imediações de onde esse veículo estaria abandonado.
Ele foi revistado, estava com dois maços de cigarro e dois isqueiros e teria admitido que havia furtado uma doceria e cometido uma série de outros furtos, tendo como vítimas um posto de combustíveis, uma farmácia, uma lanchonete e também uma residência.
Doces
Os policiais levaram o adolescente ao pronto-socorro, pois ele apresentava estado de agitação, e seguiram para a doceria. Ouvido, o responsável pelo estabelecimento informou que havia tomado conhecimento do furto pela manhã, apesar de o comércio ter sido invadido durante a noite.
De acordo com ele, o autor do crime levou aproximadamente R$ 8.000,00 em mercadorias e também levou o furgão. Ouvido em declarações, o adolescente afirmou que agiu sozinho e alegou que utilizou o Fiorino que estava na garagem apenas para carregar e transportar a mercadoria furtada.
Crack
Disse ainda que havia deixado boa parte dos produtos com uma mulher e que por ser usuário de crack, estaria "virado na droga" há mais ou menos onze dias, praticando os sucessivos furtos para sustentar o vício.
Ainda de acordo com o que foi relatado, o adolescente admitiu que cobria o rosto com capuz para evitar ser identificado por imagens de câmeras de monitoramento e contou que havia invadido a laje onde foi capturado para tentar praticar outro furto, no estabelecimento comercial vizinho.
Apreendido
O delegado, que decidiu pela apreensão do adolescente diante dos reiterados atos infracionais, destacou que o cerco tático realizado pela Polícia Militar foi fundamental para a captura em flagrante. Porém, também enalteceu o trabalho da Guarda Municipal, que em patrulhamento comunitário localizou um “fumódromo” onde os produtos furtados estavam escondidos.
Já a Polícia Civil contribuiu colhendo depoimentos, processando a cadeia de custódia e, por meio do trabalho integrado dos Setores de Investigações da própria Delegacia do Município e dos dois Distritos Policiais, confirmou com as vítimas que o adolescente seria o autor de outros quatro furtos ocorridos nos últimos três dias.
O delegado formalizou o pedido de internação provisória do adolescente e o encaminhou ao Poder Judiciário para manifestação do Ministério Público e decisão da Vara da Infância e da Juventude, para que ele seja encaminhado a uma unidade da Fundação Casa.
Agência Trio Notícias